Calosidades no pé

Condição comum e amplamente experienciada pelos indivíduos, a presença de calos nos pés é resultado do aumento da produção de queratina, formadora da camada superficial da pele.

Seu desenvolvimento está relacionado às áreas de contato, fricção e pressão que os pés são submetidos ao caminhar, saltar e calçar sapatos, contribuindo para o desenvolvimento de caroços endurecidos, salientes e rodeados por inflamação que geram sintomas de dor e desconforto.

Além disso, existem diferentes tipos de calos que demandam atenção, como:

• Calos digitais: promove curvaturas nos dedos como consequência do uso intenso de calçados fechados e da manifestação de deformidades articulares;

• Calos interdigitais: também causados pela compressão e contato direto dos dedos do pé pelo uso de sapatos inadequados, geram as chamadas hiperqueratoses;

• Calos intertriginosos: proporciona o aparecimento de feridas em virtude do atrito entre as faces e dobras da pele, podendo ainda sofrer com a infecção de fungos que prejudicam a lesão;

• Tilomas: ocupam espaços maiores em comparação com os calos, causadas, em geral, por hábitos impróprios de postura, sobrecarregando determinadas partes da planta do pé;

• Verruga plantar: é uma lesão na pele ocasionada pela contaminação de HPV tipo 1 e 2, podendo desaparecer naturalmente.

O tratamento e prevenção destas anomalias incluem o uso de sapatos com tamanho adequado que acomodem a mecânica do pé e utilização de protetores acolchoados. Caso haja a necessidade de remoção, a cirurgia é a abordagem mais indicada.