Tratamentos

Coalizão tarsal

Ocorre em virtude da fusão parcial ou total entre dois ou mais ossos, formando uma barra ou união óssea, cartilaginosa ou fibrosa entre eles.

Esta condição gera rigidez na região, sendo a principal queixa dos pacientes a dor frequente, sentida em um lado ou nos dois pés simultaneamente. Em indivíduos

Os indivíduos que sofrem desta anomalia, na maioria dos casos, apresentam pé plano (ou chato, na linguagem popular), podendo desenvolver, juntamente, outras deformidades. Além disso, a coalizão tarsal pode ser subdividida em vários tipos e formas, sendo as mais comuns a talocalcaneana e calcâneonavicular.

Suas causas, apesar de não serem profundamente comprovadas, podem estar atreladas à alteração congênita da formação óssea (uma falha na segmentação e separação dos ossos durante o desenvolvimento do feto).

Por fim, para diminuir os sintomas, pode ser indicado o repouso e a imobilização com o uso de uma órtese, porém em casos mais agressivos e com maior incômodo, a cirurgia é recomendada para a remoção da barra ou estabilização articular.