Tratamentos
Situado entre os ossos do calcâneo e tíbia, o tálus compõe o tornozelo, auxiliando na realização do movimento de dorsiflexão e flexão plantar e possuindo uma característica resistente para sustentar o peso de todo o corpo.
Por isso, ao sofrer entorses e fraturas nesta região, a cartilagem e a parte óssea sofrem ferimentos, originando uma lesão condral, cujas queixas incluem: dor ao caminhar e se movimentar, inchaço local, travamento e estalo ao mobilizar.
O diagnóstico pode ser realizado por raio-x, mas para identificar o grau e a extensão da contusão de forma mais profunda, a ressonância magnética é recomendada.
Já as abordagens para um tratamento eficiente e seguro variam de acordo com os sintomas dos pacientes e algumas peculiaridades, como idade, prática esportiva, tamanho do trauma, comorbidades, entre outros, podendo abranger o uso de medicamentos analgésicos e antiinflamatórios, aplicação de gelo, afastamento das atividades de impacto ou, em casos mais graves, realização de cirurgias reparadoras.
Dessa forma, escolher um médico ortopedista com experiência neste tipo de procedimento contribui para um diagnóstico assertivo e métodos de reparação mais eficazes, possibilitando melhor qualidade de vida e saúde para o futuro do paciente.