Tratamentos
Sendo o motivo de atendimento mais frequente na emergência, ocorre quando há uma lesão ou entorse no tornozelo, afetando negativamente os ligamentos e prejudicando sua função de sustentação do peso do corpo, em virtude do impacto sofrido durante a realização de atividades físicas que fazem esta região virar, torcer ou girar de forma não anatômica.
O diagnóstico da gravidade da torção pode ser feito a partir de exames de raio-x e ressonância magnética estando, normalmente, relacionada à sensação de dor no local, dificuldade para caminhar ou colocar o pé no chão, inchaço na parte lateral, sensibilidade ao toque e presença de hematoma.
Na maioria dos casos, o tratamento pode ser feito em casa com analgésicos, repouso e gelo. Mas, na eventualidade de ocorrer uma ruptura ligamentar, a cirurgia pode ser a única alternativa para a restituição dos movimentos e alívio dos desconfortos.
Por fim, é importante lembrar que tais indicações de abordagens só podem ser recomendadas após avaliação de um médico ortopedista qualificado, avaliando suas condições de saúde e seriedade da condição.